243 449 807
Características

Brasão da Junta de Freguesia de Arneiro das Milhariças

Orago -   S.Lourenço
População - 1200 habitantes
Recenseamentos - 883
Área - 12,013 km2




Freguesia desde 10 de Janeiro de 1694 pertence ao concelho de Santarém desde 24 de Outubro de 1855, data em que o de Pemes foi extinto e ao qual pertencia desde 1598, depois de ter transitado do antigo concelho de Alcanede.
O seu duplo nome deriva de duas fontes: Arneiro é nome antigo de Terra arenosa, e Milhariças é uma reminiscência de uma povoação anterior a esta, erigida nas proximidades.
Situada no extremo norte do seu concelho, mais próxima de Alcanena que da sua própria sede concelhia -Santarém- vive distante e isolada face ao que se passa na capital do concelho. O seu termo abrange uma área de 1.200 hectares e confronta com as freguesias de Perues, Espinheiro, Tremês e Abrã.
 A actividade agrícola é marcada pela ruralidade e interioridade e desempenha um relevante papel na ocupação das suas gentes, que de tal actividade recolhem essencialmente produtos hortícolas, quase na integra destinados à mesa de cada um. Contudo, outros sectores contribuem também para a criação de riqueza e postos de trabalho, como sejam a indústria de madeiras, a construção civil e reparação mecânica, existindo também uma cerâmica e uma indústria de produtos de conservação automóvel. Quanto aos serviços limitam-se à mediação de seguros e gabinete de projectos, enquanto o comércio se concentra em artigos de primeira necessidade.
 Ao nível das infra-estruturas básicas, existe uma grande carência: a falta de rede de saneamento básico, que a cada dia que passa é mais urgente. Ao invés desta infra-estrutura, a rede de abastecimento de água e a recolha de lixo abarcam a totalidade da freguesia. Arneiro das Milhariças possui um escola de ensino pré-escolar, duas do 1° ciclo e um posto médico, cuja acção beneficia da que é prestada pela farmácia
 No aspecto desportivo, cultural e de lazer, a população tem ao seu dispor um pavilhão e campo de jogos, beneficiando também da acção do Centro Cultural e Recreativo Arneirense.

Freguesia de Arneiro das Milhariças
Praça 20 de Janeiro, nº 18
2000-433 Arneiro das Milhariças
Telf: 243 449 807

Serviços

Facebook

IR PARA
TOPO
Our website is protected by DMC Firewall!